15 de junho de 2016


consciliação-jpeg

Está tudo preparado na Justiça do Trabalho do Ceará para receber trabalhadores e empregadores que marcaram audiências para a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que acontece no período de 13 a 17 de junho. Já foram agendadas mais de 2.500 audiências, sendo 2.300 nas 37 varas do trabalho do Estado e 250 no Tribunal.

“Receberemos pedidos de audiência de conciliação mesmo durante os dias do evento”, informa o coordenador das conciliações no TRT/CE, desembargador José Antonio Parente. Segundo o magistrado, caso não haja tempo para agendar a audiência para o período da Semana, as partes serão notificadas para comparecer em outra data. “O movimento pela conciliação na Justiça do Trabalho do Ceará é permanente”, ressalta.

Para o magistrado, a conciliação é a forma mais rápida e prática de resolver conflitos trabalhistas, além de beneficiar trabalhadores e empregadores. “Como o resultado do processo é incerto, há a possibilidade de umas das partes sair vencida. Mas com o acordo não, além de abreviar a resolução do processo, as duas partes fazem concessões mútuas e saem satisfeitas”, esclarece.

Para receber os pedidos de audiências, a Justiça do Trabalho do Ceará coloca à disposição de advogados, empregados e empregadores o telefone 0800 280 1771. Também é possível agendar por meio de formuláriodisponível no site do TRT/CE ou pessoalmente nas unidades da Justiça do Trabalho, em todo o Estado.

Resultados
Os acordos realizados na Semana Nacional da Conciliação Trabalhista do ano passado garantiram o pagamento R$ 13,1 milhões aos trabalhadores cearenses. Foram realizadas 1.309 audiências e atendidas 3.608 pessoas nas 37 varas do trabalho e no Tribunal.

Mutirão
A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista é coordenada em todo o País pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho. É a segunda vez que o evento é realizado. O objetivo é solucionar o maior número possível de processos por meio de acordos.